Hora dos meninos darem autógrafo.

Para nós, autores, comemorar o dia do autor nacional é mais que cumprimentos e recados. É ver o carinho dos leitores, rever os amigos, tirar nem se for por alguns momentos os olhos das letras na tela do notebook e vislumbrar um pouco do mundo.

A festa começou na sexta-feira logo cedo, quando em meio a correria do trabalho, via cada recado e demonstração de carinho dos leitores e blogueiros. Foram cumprimentos no skype, SMS, WhattsApp, abraços dos conhecidos… É muito gratificante esse reconhecimento, pois não basta escrevermos histórias para nos tornarmos autores. Precisamos que o povo as leiam. É um ciclo: nossas histórias não apenas nos mudam, fazem o mesmo com o mundo ao nosso redor.

Bom, após trabalhar, fazer o quê: alimentar a mente! E foi exatamente o que fiz.

Na FNAC Ribeirão Preto, fui reencontrar o grande autor e amigo André Cardinali, criador do fantástico Estátuas de Sal. Assisti a excelente palestra dele, voltada para autores iniciantes sobre A jornada do herói na escrita e no ser humano e depois passamos por momentos bem divertidos, entre papos literários e hamburguer. De quebra, fui apresentado a Lívia, da FNAC, uma pessoa muito legal e engajada em difundir cultura, e a Géssica, namorada do André, puro garbo e elegância paulistano… Quem disse que a literatura é uma atividade solitária?

No sábado, a festa continuou com friozinho na barriga. Afinal, ia encontrar mais autores e os leitores no evento que comemoraria a Semana do Livro Nacional, ideia fantástica criada por Josy Stoque, que já é sucesso no Brasil todo. Ribeirão Preto havia sido, ano passado, a única cidade do interior a participar do evento, graças a Marylene Barachini e a sua Paraler MegaStore. Foi muito bom ver Juliano Sasseron Jenny Rugeroni, reencontrar a própria Josy e receber o Flávio Galindo e sua esposa, a divertidíssima Bia, que além de amiga é minha leitora, na cidade.

Apesar do frio e da chuva, situações que não são comuns por aqui na cidade, o evento organizado na Paraler MegaStore foi divertido. Trocamos ideias com o público, contamos sobre nossas novidades, o processo de criação de cada e autografamos as nossas obras. Terminamos a noite em festa, comemorando a literatura nacional.

Agradeço a todos que participaram comigo desse momento especial.

E agora, nos veremos na Bienal!

5 thoughts on “Um final de semana de livros e amigos

  1. Gessica Sponchiadi

    Danilo, foi realmente um prazer poder compartilhar com vc momentos tão especiais! Pra nos, uma experiência inesquecível! Obrigada pelo convite e pelo elogio!! Espero nos encontrarmos na Bienal! Grande beijo!!!

  2. Josy Stoque

    Oi, Dan, é sempre maravilhoso um encontro literário. Fazia tempo que não participava de um e percebi o quanto sentia falta! Obrigada por seu apoio e compreensão com minha correria! Adorei conhecer novos autores e não vejo a hora de fazermos ago excepcional no ano que vem. Beijos

  3. Juliano Sasseron

    Muito, muito bom!
    Adorei o evento e me senti feliz por estar ao lado de grandes autores.
    Nos vemos em breve. :)

Deixe uma resposta